5 de agosto de 2014

transição capilar por onde começar?

Transição Capilar : Por onde começar?

     Olá meninas, hoje venho com mais um post sobre transição capilar, hoje venho tentar a ajudar meninas que assim como eu, também são iniciantes nesse mundo.



     Bem, quem aí no inicio de tudo não fica meio perdidinha do que fazer na transição? pois é, eu fiquei assim também, então foi com base nisso e em minhas pesquisas que eu montei um guia com 8 passos para iniciantes na transição, confira:
1 passo : A decisão
Esse passo é meio obvio, aqui é o momento em que você decide que quer seu cabelo de volta, nesta fase, reflita muito nos prós e contras, pense em tudo que você vai abrir mão, e o porque vale a pena passar por essa fase tão difícil, se você mesmo assim querer continuar, então passe para o segundo passo.
2 passo : Conheça o cabelo
aqui é onde você vai começar a pesquisar mais sobre o assunto, pesquise histórias, assista vídeos de meninas em transição, comece ver os cuidados que um cabelo crespo ou cacheado necessita, busque o máximo de informação possível, procure os tipos de cabelo(assunto pra outro post) e os cuidados para cada um, conheça mais esse mundo.
3 passo : Busque apoio
Pai, mãe, irmão, amiga, namorado, não importa quem seja, busque apoio. A transição é uma fase difícil e que é muito ruim passar sozinha, entre em grupos no facebook, compartilhe sua história com as meninas de lá, pois haverá centenas que vão entender o seu lado, lá não tem ninguém para te julgar e sim para te apoiar, é um lugar onde você irá fazer amizades e trocar dicas, eu super recomendo, eu mesmo tenho o apoio de muita gente da minha família, mas só realmente as meninas do grupo é que entendem minha real situação, eu indico esse grupo aqui: Cacheadas em Transição
4 passo : Comece a cuidar do cabelo
Tente iniciar um cronograma capilar(ensinei aqui), ou até mesmo usar produtos apropriados para seu tipo de cabelo, tente hidratar ao máximo, cuidar com óleos, pesquise formas de pentear, secar, formas que não o danifique muito, enfim comece a ter um carinho maior com seu cabelo, use tônicos, e estimule seu crescimento.
5 passo : Tente se Afastar de hábitos antigos
Esqueça tudo a respeito de alisamentos, progressivas e relaxamentos, isso vai fazer parte apenas do seu passado. Faça um máximo esforço para não usar chapinha nem secador, a dica que dou é evitá-los nos primeiros meses de transição, pois o cabelo não está tão alto, então é fácil usá-lo sem o uso do calor, depois quando não der mais para aguentar, opte por penteados,ou até mesmo texturizações(assunto pra outro post), fuja de tudo que faz mal para seu cabelo.
6 passo : Pratique o Desapego
Esse passo foi um dos mais difíceis para mim, pois eu sou uma pessoa muito vaidosa, e morro de medo de uma tesoura, odeio cortar meu cabelo, odeio cabelo curto, e estava querendo meu cabelo longo, mas como eu decidi entrar em transição, devemos esquecer e deixar de lado todos nossos medos e praticar o desapego, eu mesma, saio de casa sem chapinha ou secador, para uma pessoa que é extremamente vaidosa isso é muito difícil, mas é preciso abrir mão de algumas coisas. Em relação ao corte, eu indico cortar sempre que puder, aparar pontas, ou até mesmo fazer um corte mais curto e radical, esse ato pode acabar acelerando o processo, tornando o cabelo mais saudável, e fazendo com que você desapegue do cabelo antigo, assim te encaminhando mais rápido para o big chop e respectivamente ao fim da transição.
7 passo : Não ligar para a opinião dos outros
Aqui, você literalmente tem que ligar o foda-se, nessa fase você irá ouvir muitas críticas, de amigos, família, ou até mesmo de pessoas desconhecidas, não se deixe influenciar pela a opinião dos outros, deixe entrar por um ouvido e sair pelo outro, se você der ouvidos a tudo vai acabar desanimando e desistindo da transição, no meu caso é diferente, a cada critica que ouço eu me fortaleço mais ainda, sabe o que eu penso? penso que agora eles estarão achando feio, mas que no futuro eu estarei linda, com um cabelo bem cuidado e diferente do que a sociedade está acostumada, isso demonstra personalidade.
8 passo : Tenha paciência
E o último passo, é o que devemos ter desde o primeiro dia que tomarmos a decisão, a paciência. Seu cabelo não irá crescer da noite pro dia, não adianta usar shampoo bomba, shampoo de cebola, tomar vitaminas, usar tônicos, você vai ter que esperar, até que ele fique num tamanho bom e que você esteja segura de que quer cortar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário